12 junho 2013

Será que agora vai?


Olha que coisa mar lindxa o Caio todo animadinho porque conseguiu ficar assim. Eu já estava achando que pelo jeito ele seria dessas crianças que pulam a fase de engatinhar, más ele não esta atrasado não. É que nós vemos tantas crianças "apressadas" hoje em dia, que parece que são de outro mundo. Coisa linda de ser ver. Então resolvi separar pra vocês, um artigo (resumido) la no Baby Center, bem legal.

Engatinhar

O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar, e é o primeiro modo de se locomover por conta própria. O jeito tradicional de engatinhar exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás. Em seguida, ela vai descobrir como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré. 

Quando acontece

O bebê normalmente começa a engatinhar depois que já consegue ficar sentado sem apoio com facilidade, coisa que na maior parte dos casos acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Nessa etapa, a criança consegue sustentar a cabeça para observar o ambiente à sua volta, e os braços, pernas e músculos das costas são fortes o suficiente para impedir que ela caia no chão quando ficar de quatro.  Ao longo dos meses seguintes, seu bebê vai aprendendo aos poucos a passar da posição sentada para a de quatro, e logo percebe que dá para se balançar assim, desde que esteja com os braços esticados e o tronco paralelo ao chão. 

 Em algum momento, em geral perto dos 9 ou 10 meses, ele se dá conta de que se mexer o joelho vai conseguir o impulso necessário para sair do lugar. Conforme vai se aperfeiçoando na técnica, aprende a fazer o caminho contrário e passar da posição de engatinhar para a posição sentada. Também vai dominar a arte de engatinhar com o chamado padrão cruzado: avançar ao mesmo tempo com o braço de um lado e a perna do outro, em vez de usar os dois membros do mesmo lado. Depois disso, é só uma questão de prática -- até 1 ano de idade, a criança costuma ser uma excelente engatinhadora.


O que vem pela frente

Depois que seu filho estiver engatinhando bem, só vai faltar mesmo andar para que ele tenha total mobilidade. Para isso, ele vai começar a se segurar em tudo o que conseguir alcançar para ficar de pé, seja a mesinha de centro ou a perna da avó.


Quando se preocupar

Os bebês desenvolvem cada habilidade em ritmos diferentes, algumas mais rápido que outras, mas, se seu filho chegar a 1 ano de idade sem ter demonstrado nenhum interesse em se locomover (seja se arrastando, engatinhando ou rolando), não tiver descoberto como mexer os braços e as pernas num movimento sincronizado ou não usar os dois braços e as duas pernas da mesma maneira, mencione o fato para seu pediatra.


É isso, espero que tenha ajudado, as mamães que assim como eu, não ver a hora pra que o filho esteja aprontando pela casa. rsrs




12 comentários:

  1. com 5 meses e meio o gael começou a se arrasta, do jeito dele mais arrasta. Amiga o Caio ta lindo viiu!

    ResponderExcluir
  2. Viu só... cada bebe tem seu tempo! Agr prepara-te rsrs Ja ja ele vai começar a engatinhar pela casa toda!

    ResponderExcluir
  3. Tudo no seu tempo Thaty
    A Luma engatinhou cedo mas andou tarde
    rss
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/2013/06/nova-parceria-do-blog.html

    ResponderExcluir
  4. So esperar, que logo estara engatinhando pela casa toda... Aqui quando começou meu Deus, nada mais ficou no lugar... Rsrs
    Cada coisa no seu tempo como disse. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, o Caio tá cada dia mais lindo!
    Mal vejo a hora de ver o Gui se arrastando tbmm!

    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  6. e ai será que vai
    conta tudinho depois viu
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Thaty

    Não tenha pressa, aproveite bem quando ele ainda não anda, que vc coloca ele fofo no canto e quando olha ele ainda está lá, depois vc vai ficar de cabelo em pé, de tanto correr atrás dele.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Thaty, eu também fiquei super ansiosa para o Nick começar a engatinhar! Ele só sabia pra trás, mas agora... Passo o dia inteiro correndo atrás dele e ele fugindo!! Apronta muito mesmo, adora mexer onde não pode!! E quando aprendem a engatinhar, já querem logo andar, se penduram em tudo!!! Virei sombra do Nicolas! rsrs Vai aproveitando pq quando o Caio aprender... vc só vai parar quando ele estiver dormindo!! rsrs
    Bjs

    www.debbydepaula.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ouuunn que fofinhooo, o Vini tb demorou amiga.
    Ele só se arrastava, depois com 9 meses que foi começar a ficar de 4 assim.
    Tudo tem seu tempo né?
    beijos

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/06/babadores-tutti-frutti.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ameeei o seu blog e o Caio!
    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderExcluir

Seus comentários me motivam pra continuar! :)